Tenda instalada no exterior da USF de Moreira de Cónegos para reforçar protecção dos utentes

A Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos reforçou as condições de segurança para garantir maior protecção no acolhimento e atendimento dos utentes.

Com o apoio da Junta de Freguesia, no exterior daquele serviço foi instalada uma tenda, de forma a permitir um maior distanciamento entre as pessoas e assim evitar a propagação do novo coronavírus.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Coordenador daquela USF realçou o apoio prestado pela Autarquia, ao dar conta que o atendimento dos utentes está a funcionar adaptado à nova normalidade. "As consultas por doença aguda têm de ser validadas previamente, para que a deslocação dos utentes não comprometa a segurança e protecção. Verificando-se que a pessoa que necessite de ser atendida não envolve risco de Covid-19, pode-se deslocar para ser observada presencialmente", adiantou Samuel Pedreira, ao precisar que os utentes têm sido atendidos, com a aplicação das devidas medidas de segurança, como o uso de máscara, a desinfecção das mãos e um maior zelo no distanciamento. "Por esse motivo, foi alargada a sala de espera com a ajuda da Junta de Freguesia. Foi instalada uma tenda em frente ao Centro de Saúde para termos uma sala de espera maior", frisou o responsável.

"Está a decorrer o rastreio visual para as crianças, vai começar a vacinação contra a gripe e previsivelmente haverá mais casos de doenças do foro respiratório e, por isso, precisávamos de acautelar o reforço da protecção dos utentes", acrescentou, ao dar conta que as instalações da USF são exíguas e "havia momentos em que as pessoas tinham de estar à espera na rua".

O Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos fez questão de reconhecer "o trabalho extraordinário" que a USF tem desenvolvido em tempo de pandemia. "Está garantida uma normalidade no serviço de atendimento" observou, ao referir-se ao apoio prestado na logística do acolhimento dos utentes com a instalação de uma tenda. "Estamos satisfeitos com a nossa USF, com o contributo e esforço que todos os profissionais dão para a prestação de serviços de saúde de qualidade aos utentes", acrescentou António Brás Pereira, assinalando que foram também repostos outdoors na vila de divulgação dos serviços da USF.

sexta, 09 outubro 2020 18:03 em Sociedade

Marcações: USF Moreira de Cónegos

Imprimir