Junta do Núcleo de Escuteiros de Guimarães tomou posse novo mandato com o lema “Renova-te

Sob o lema “Renova-te”, com a meta de crescer, florescer e frutificar, a nova Junta do Núcleo de Escuteiros de Guimarães tomou posse para o triénio 2020/23, numa sessão que decorreu ontem no auditório, da Universidade do Minho. A cerimónia foi carregada de simbolismo, cumprindo as regras de higiene e segurança no âmbito da pandemia, proporcionando a abertura de um novo ciclo no Núcleo de Escuteiros de Guimarães através do projecto “Ser raízes”, contando com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, a Chefe Regional, Catarina Miranda, a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira e o Juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, entre os representantes dos 54 agrupamentos do núcleo.

Em comunicado, o Município de Guimarães indica que durante a sessão "o Chefe de Núcleo, Ernesto Machado, destacou a mensagem do Papa Francisco como mote para este novo mandato assente na relação com as raízes, a natureza e a humanidade. “É impossível que alguém cresça se não tiver raízes fortes que o ajudem a estar bem preso e agarrado à terra. Será nessas raízes que vamos florescer e frutificar toda a ação”, salientou Ernesto Machado, assumindo a continuidade de um papel formativo e pedagógico, “sempre com vontade em servir a comunidade”. O Chefe de Núcleo sublinhou que “os jovens serão sempre parte importante do processo” e declarou o compromisso com as questões ambientais através de “uma participação ativa e permanente num território mais verde”, referiu.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, destacou a “forte consciência social” perante “este tempo onde a responsabilidade é acrescida, pela necessidade de dar resposta às pessoas pelos problemas causados por esta pandemia”. Domingos Bragança agradeceu a “cooperação” com os escuteiros, e a “importância de manter a colaboração e a estreita cooperação com as instituições e a comunidade”. “Todas as gerações estão convocadas para projetar o futuro com enorme esperança. Não vale a apena estar nas redes sociais a atirar a responsabilidade para os outros. Estamos num contexto global onde temos de despertar a generosidade, para todas as gerações dos mais jovens aos mais velhos e desejamos que as instituições sejam fortes para ajudar a população que mais precisa”, sublinhou Domingos Bragança.

O Presidente do Município lembrou ainda que “as boas raízes sustentam os densos valores culturais, os valores da fraternidade, da generosidade, da sinceridade e a ser cuidador dos outros. Temos de ter coragem para desbravar caminho e com esperança no futuro. Vivemos um tempo de grande complexidade e, segundo a história de outras pandemias, só podemos ultrapassar esta crise em comunidade e inteligência coletiva, enquanto não tivermos vacina”.

A cerimónia da tomada de posse ficou marcada ainda pela passagem de testemunho do Padre Samuel Vilas Boas ao Padre Leonel Cunha, que passa a ser o novo Assistente de Núcleo. O Chefe de Núcleo, Ernesto Machado, será acompanhado na sua equipa por Sérgio Lemos, Porfírio Faria, Porfírio Mendes, Carla Azevedo, Silvina Oliveira e Padre Leonel Cunha.

sábado, 10 outubro 2020 13:54 em Sociedade

Marcações: CNE , Junta do Núcleo de Escuteiros de Guimarães

Imprimir