Município de Guimarães distinguido com Prémio Viver em Igualdade

O Município de Guimarães foi distinguido com o Prémio Viver em Igualdade 2020/2021, no âmbito da iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Esta é a segunda ocasião do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Acção Social da Câmara de Guimarães – distinguida já em 2018.

O Prémio «Viver em Igualdade» tem como objectivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objectivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.
Nesta quinta edição do prémio, o júri decidiu atribuir o Prémio a 15 Municípios do País, sendo que Guimarães foi distinguido pela segunda vez.

Refira-se que nesta área, o Município desenvolve vários projectos, nomeadamente com um gabinete para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género – designado por Espaço Municipal para a Igualdade. Este compromisso resultou na implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021).
Entre outros, destaque ainda para a integração no projecto Pacto Para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019) e a atribuição a Guimarães do «Selo da Diversidade» pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Em Maio de 2020 foi ainda constituída uma Equipa para a Igualdade na Vida Local em Guimarães.

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no próximo dia 23, em S. João da Madeira.


Marcações: Prémio Viver em Igualdade

Imprimir Email