Danças de S. Nicolau deste ano por via digital

A edição deste ano das Festas Nicolinas serão condicionadas devido à pandemia e a sua realização deverá ser preferenciamente em formato digital. Em tempo de pandemia o Presidente da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães - Velhos Nicolinos, José Ribeiro, considera que a saúde deve sobrepor-se à tradição. Por isso, a direcção da Associação reuniu ontem e deliberou que as tradicionais danças de S. Nicolau terão formato digital.

Salientando que as danças são um dos vários números das Festas Nicolinas e que, nessa medida, terá de haver uma decisão da Comissão organizadora, José Ribeiro não vê outra possibilidade que não seja a realização das Nicolinas através das redes sociais, exemplificando com o número do Pregão.

Consciente da importância e da tradição secular das Nicolinas, José Ribeiro revela que vai ser feito um trabalho de sensibilização para que a comunidade estudantil compreenda que este ano, devido à pandemia, não há condições para realizar o tradicional cortejo do Pinheiro.
"Vamos ter que realizar um trabalho forte de sensibilização para que todos compreendam que não haverá condições para realizar o Pinheiro como todos estamos habituados a viver", acrescentado que vão ser estudadas formas de celebrar esse importante número nicolino, dado como exemplo a possibilidade de no dia 29 de Novembro, pelas 23h00, os estudantes fazerem ecoar em Guimarães o toque nicolino nas varandas de suas casas.


Marcações: Festas Nicolinas, José Ribeiro

Imprimir Email