Conselho Local da Ação Social destacou respostas criadas no âmbito do programa 'Bairros Saudáveis'



O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destacou as respostas criadas no âmbito do programa 'Bairros Saudáveis'. Na reunião do Conselho Local da Ação Social, que teve lugar esta sexta-feira, o Autarca apelou à participação das instituições da Rede Social. “Existe a possibilidade de formalizar candidaturas através deste programa do IEFP com uma amplitude significativa nas áreas abrangidas, que até podem ser complementadas com outros programas municipais e gostaria de ver os projetos de Guimarães neste concurso”, afirmou, citado num comunicado da Câmara Municipal.

A reunião Conselho Local da Ação Social contemplou uma análise à situação do programa MAREESS no concelho de Guimarães e ainda do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, assim como a apresentação dos projectos de Inovação social aprovados para o território de Guimarães. As alterações aos projetcos Estação Guimarães Norte e Estação Guimarães Sul, no âmbito do CLDS, foram aprovadas por unanimidade.

A sessão Conselho Local da Ação Social contou com a intervenção do Director Distrital da Segurança Social, João Ferreira, que evidenciou o papel da autarquia de Guimarães como “um parceiro bastante forte na resposta que está a dar no terreno ao problema da pandemia”, apontando o exemplo da realização de testes de rastreio à Covid-19 aos funcionários dos lares e a criação de brigadas no apoio às instituições sociais.

Por seu turno, a Vereadora da Acção Social, Paula Oliveira, mencionou o reconhecimento do amplo trabalho da Rede Social e a articulação com diversas instituições. “Existe em Guimarães um trabalho em rede onde foi possível responder no terreno e na hora, todos os dias da semana, graças ao empenho abnegado de todos os parceiros da Rede Social. Ainda recentemente criámos a estrutura de retaguarda para dar resposta a doentes que não tinham retaguarda familiar ou condições para cumprir o isolamento profilático, libertar um pouco a pressão no Hospital de Guimarães”, salientou, citada no comunicado da Câmara Municipal.


sábado, 17 outubro 2020 10:10 em Sociedade

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Conselho Local da Ação Social

Imprimir