Comissária Europeia elogia Guimarães pelas políticas das Cidades Inteligentes

Guimarães foi referenciada pela Comissária Europeia, Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas, como uma das cidades portuguesas reconhecida por estar na frente das políticas das Cidades Inteligentes.

O Município de Guimarães apresentou a estratégia de Inteligência Urbana na sessão «Sustainability & Innovation Portugal», integrado na 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades.
Na iniciativa, as cidades de Guimarães, Beja, Cascais, Seia e Seixal foram convidadas a apresentar as boas práticas e soluções urbanas inovadoras na área de inteligência urbana e sistemas inteligentes.

A participação de Guimarães resultou de um convite da Secretaria de Estado da Internacionalização, tendo por base a estratégia que tem vindo a ser implementada pela autarquia, no domínio da governação, sistemas inteligentes, economia, mobilidade, turismo, energia e ambiente e serviços ao cidadão. São exemplos disso o projecto piloto de Monitorização de Lugares de Parqueamento, Bilhética Integrada, Quiosque Electrónico, as iniciativas I9IN e Urbact Cities4CSR - Responsabilidade Social das Empresas, monitorização ambiental, disponibilização de serviços digitais ao cidadão e a aposta nos dados abertos com a implementação da plataforma de inteligência urbana e a instalação do Ponto de Acesso a Dados do Minho - MAP, entre outros.

Guimarães foi referenciada pela Comissária Europeia Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas, como uma das cidades portuguesas reconhecida por estar na frente das políticas das Cidades Inteligentes.
A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek) é o maior evento anual dedicado à política regional, que reúne regiões e municípios de toda a Europa, por forma a divulgar as boas práticas implementadas para melhorar a vida quotidiana dos cidadãos.


terça, 20 outubro 2020 08:56 em Sociedade

Marcações: Cidades Inteligentes, Elisa Ferreira, Sustainability & Innovation Portugal

Imprimir