Casa e Quinta da Covilhã, em Fermentões, considerado monumento de interesse público

O conjunto da Casa e Quinta da Covilhã, em Fermentões, foi considerado monumento de interesse público, de acordo com a portaria 608/2020 publicada em Diário da República.

A Casa e Quinta da Covilhã, datada de 1705, foi restaurada e reabilitada pelo seu proprietário, o arquitecto Fernando Távora. Desde a sua morte, em 2005, a propriedade é do seu filho José Bernardo Távora.

A Casa Principal da Quinta possui uma planta com desenvolvimento rectangular e volumetria regular correspondente a dois pisos, sendo o inferior semienterrado, composto por lojas e antiga cavalariça. Adjacente a esta, encontra-se a Capela de S. Sebastião, com uma planta simples e com um retábulo da época com imagem do padroeiro São Sebastião ao centro.

Os anexos agrícolas são exemplos da arquitetura vernacular, testemunho de usos e formas tradicionais, bem como de técnicas construtivas em completo desaparecimento. Os jardins desenvolvem-se com base num desenho regular que articula os diferentes espaços com muros, fontes ou tanques de pedra antigos.


Marcações: Fermentões, Casa e Quinta da Covilhã, Fernando Távora

Imprimir Email