Segurança Social aponta falhas em Lar da Misericórdia de Guimarães

A Segurança Social detectou falta de pessoal, distanciamento e higienização no Lar Rainha D. Leonor, adianta a edição deste sábado do JN.

A mesma fonte refere que a acção de acompanhamento e apoio técnico feita pela Segurança Social (SS) ao Lar Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, detectou 34 falhas no plano de contingência e criticou o acompanhamento do surto de covid-19 que já infectou 26 utentes daquela instituição e colocou 20 funcionários em isolamento e registou ainda um óbito.

Segundo o JN, entre as conclusões assinadas por João Ferreira, director do Centro Distrital de Braga da SS, há seis omissões no plano de contingência da instituição, 13 falhas relativas a recursos humanos e organização, mais 15 desconformidades.

Entre as falhas apontadas está “a falta de recursos humanos”, mas também a “deficiente higienização e ventilação de alguns espaços”. Foram ainda encontrados utentes a comer nos espaços comuns “de forma desorganizada” e “sem distanciamento”, paredes e pavimentos “em mau estado de conservação”, bem como objectos utilizados “de forma desprotegida entre utilizações”, refere o relatório a que o JN teve acesso.

Na organização dos espaços, não foi identificada qualquer sala para isolamento, não existia desfasamento de horários de entrada e saída, identificaram-se trabalhadores e utentes “a transitar entre alas”. Outra falha apontada foi a de uma “colaboradora sintomática que se terá apresentado ao trabalho” e a possibilidade de aceder ao elevador do sector C (para infectados), com “risco de deslocações não controladas para a área covid”, lê-se no relatório. A visita da SS foi feita numa altura em que já existiam casos confirmados de covid na instituição.

Ao Grupo Santiago, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Eduardo Leite, confirmou que o relatório encontrou "situações que têm de ser melhoradas" e solicitou nova inspecção à Segurança Social e à protecção civil para a próxima semana para que as medidas "implementadas sejam atestadas".

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães sustenta que "desde o início do surto", está a "trabalhar com o maior empenho no combate e prevenção da infecção, em próxima articulação com todas as entidades locais e distritais". "Nesta sequência, têm vindo a ser efectuadas ações de acompanhamento e apoio técnico, pelas várias entidades envolvidas. Encontra-se a Misericórdia de Guimarães, no âmbito das medidas e propostas de rectificação apresentadas em sede de Comissão de Protecção Civil de Guimarães, juntamente com as restantes autoridades locais de Saúde e Segurança Social, a implementar as mesmas no prazo determinado", pode ler-se na nota.

sábado, 31 outubro 2020 10:11 em Sociedade

Marcações: Segurança Social, Lar Rainha D. Leonor

Imprimir