Lar Rainha D. Leonor "preparado" para enfrentar surto

O Lar Rainha D. Leonor, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, tem por esta altura 24 utentes infectados, dos 111 instalados na naquela instituição. Com um surto identificado no lar, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Eduardo Leite, diz que estão reunidas as condições para "um melhor tratamentos dos utentes", mas lembrou as dificuldades para encontrar quartos isolados para todos os infectados ou para utentes que deram negativos que tiveram contacto com infectados. "É uma dinâmica complicada. Estamos a seguir desde do primeiro dia as directrizes das entidades de saúde e da Segurança Social. Inclusive, todas as alterações que temos feitos tem sido feita em articulação com a Delegação de Saúde", explicou o responsável, na terça-feira, dia que o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães visitou o Lar Rainha D. Leonor, na freguesia de Urgezes, na sequência do recente surto que afectou utentes e funcionários da instituição, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Eduardo Leite reiterou que a instituição "está a fazer tudo para que as coisas aconteçam da melhor forma". Recorde-se que a Segurança Social detectou 34 falhas no plano de contingência. O Provedor afirmou que as alterações "estão a ser feitas" e vai solicitar nova visita de acompanhamento da Segurança Social. "Estou convencido que na próxima semana pediremos uma nova visita de acompanhamento de forma a mostrarmos tudo o que está feito e, em princípio, uma aceitação nos pontos que nos propuseram. Há algumas obras estruturas que no seu devido tempo será feito", disse. 

No final da visita ao Lar Rainha D. Leonor, o Autarca de Guimarães mostrou que o município está disponível "a ajudar no que for preciso". "Estou aqui no visita de solidariedade com o que está acontecer aqui no Lar D. Leonor e que pode acontecer em qualquer outro lar. Já disponibilizei, através da Câmara e protecção Civil, todos os meios para uma melhor resposta aos utentes dos lares", apontou.

Domingos Bragança fez ainda referência que existem casos "pontuais" de infecções de Covid-19 em alguns lares do concelho, que estão "completamente controlados".

terça, 03 novembro 2020 17:01 em Sociedade

Marcações: Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Lar Rainha D. Leonor

Imprimir