Guimarães passa a ter uma Estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa

No Dia Internacional do Voluntariado  foi anunciada a criação em Guimarãesde uma estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa. Uma estrutura integrada por 12 vimaranenses.
A cerimónia de Juramento de Compromisso de Honra dos seus membros activos decorreu no Paço dos Duques de Bragança, na manhã deste sábado. Esta estrutura vai aumentar a capacidade de resposta em Guimarães na área da Emergência e Socorro, diversificando os meios disponíveis junto da Protecção Civil.

“As pessoas não estão alheadas do Voluntariado e, hoje, os cidadãos tiram um pouco do seu tempo para ajudar a comunidade e querem ser generosos. Ser voluntário é uma coisa séria”, referiu Domingos Bragança, que presidiu à cerimónia oficial. Na intervenção que encerrou a cerimónia, o Presidente do Município de Guimarães destacou a importância do voluntariado “ter competências técnicas” e “formação especializada”.

“Neste tempo de pandemia, a Cruz Vermelha fica registada em Guimarães pelo trabalho inexcedível que tem desenvolvido no âmbito da Protecção Civil. A Câmara Municipal, também em colaboração com os nossos Comandos de Bombeiros, não poupará esforços para protegermos todas as nossas pessoas e bens. Olhamos para a insígnias da Cruz Vermelha e sentimos um imenso orgulho na defesa da Humanidade. De um modo concreto, fazemos um mundo melhor. Tenho muito orgulho em vocês”, concluiu Domingos Bragança.

Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional da Estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha, considerou o “dia muito especial”, sem esconder a “felicidade e o orgulho” pela constituição da nova estrutura. “Esta data é essencial não só pelas circunstâncias que vivemos e pela importância do voluntariado, que tanto beneficia a comunidade onde vivemos. É relevante comemorar esta data, mas também é fundamental reflectir e decidir ser voluntário”, afirmou, por sua vez, Andreia Braz, em representação de Armando Fernandes, Presidente da Comissão Administrativa da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

domingo, 06 dezembro 2020 00:28 em Sociedade

Marcações: Cruz Vermelha Portuguesa, Juramento, compromisso de honra

Imprimir