Movimento lança nova campanha solidária para ajudar a pequena Carlota

O movimento «Pela Carlota» lançou uma campanha solidária para recolher fundos, através da venda de uma Agenda solidária, para que a menina possa fazer o terceiro tratamento de células tronco na Tailândia em Junho do próximo ano. 

A Agenda solidária da Carlota é uma excelente ideia "para prendas de Natal" ou "uma preciosa ajuda para apontamentos para o próximo ano", segundo a mãe da menina de Vila Nova de Sande, que destaca a solidariedade das pessoas que têm ajudado na angariação de fundos. "O povo português é muito solidário e vê-se isso não só no nosso País mas também além fronteiras. Recebemos muitas encomendas de imigrantes o que mostra a solidariedade dos portugueses", refere Sónia Silva.

A Carlota recebeu o mesmo tratamento em 2017 e 2018 e a mãe da Carlota recorda que este apoio clínico realizado na Tailândia tem apresentado uma evolução "bastante notória". "Este tratamento pode ser feito de oito em oito meses. No caso da Carlota, o tratamento tem sido um sucesso, segundo os médicos que acompanham a menina, e, por isso, deixamos dois anos de diferença para ver a evolução. Este tratamento tem feito muito bem à Carlota na marcha e na fala. A Carlota era uma menina que nunca ia falar ou andar, embora com talas nos pés, a Carlota caminha e sobe escadas. Para nós é maravilhoso assistir a estes momentos. A Carlota não faz ainda coisas simples com vestir umas calças ou apertar uns botões. São aquisições que vão fazer falta para o futuro da Carlota e este tratamento pode ajudar. Quando tivemos conhecimento da doença o nosso mundo desabou e tentamos criar estratégias de comunicação através de gestos e tudo isso foi adquirido. Este tratamento pode também trazer coisas novas, tal como aconteceu nos dois anteriores", descreve a progenitora com emoção.

Uma nova deslocação à Tailândia implica mais 35 mil euros para todas as despesas. Para ajudar a Carlota pode adquirir a Agenda Solidária disponível no movimento do Facebook «Pela Carlota». "A Agenda foi uma iniciativa da família e grupo de amigos. Se quiser fazer um donativo também pode fazer através de uma transferência bancária para o IBAN PT50003502710001820380026.

Temos recebido ajudas de particulares e empresas. Estes tratamentos são muito caros e não temos o apoio do Estado. Mais uma vez contamos com o apoio de pessoas, instituições e empresas. Custa-nos ter esta percepção, mas temos de lutar. Só assim é que conseguimos alcançar o progresso da nossa filha. Se ficássemos de braços cruzados a nossa filha estava ainda numa cadeira de rodas e a gritar quando alguma coisa lhe doía. Sei que estes tratamentos têm feito muito por ela e não podemos parar pois pode regredir, tal como aconteceu neste período que pandemia", explica Sónia Silva.


Marcações: Carlota, Tailândia

Imprimir Email