Câmara ofereceu estudo sobre festa dos estudantes a instituições nicolinas

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, ofereceu o livro sobre o estudo antropológico das Festas Nicolinas à Irmandade de São Nicolau, à Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), à Associação de Comissões de Festas Nicolinas (ACFN) e à Comissão de Festas Nicolinas 2020.

O estudo, elaborado por Jean-Yves Durand, investigador e docente na Universidade do Minho, com a participação de António Amaro das Neves, Rui Faria, Hugo Castro e Clara Saraiva, foi simbolicamente entregue no encerramento das Festas Nicolinas 2020, numa visita às referidas instituições. Domingos Bragança fez-se acompanhar pela Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha.

O documento, que realça o fervor comunitário e uma manifestação vimaranense com mais de 300 anos, em honra de São Nicolau, insere-se no trabalho que está a ser realizado no âmbito da candidatura das Festas Nicolinas a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

“Estamos a realizar um trabalho participativo e coletivo, com a envolvência das nossas pessoas e das nossas instituições nicolinas. Todos os vimaranenses estão envolvidos nas Festas Nicolinas e, quando assim é, nada consegue travar uma maior notoriedade e vivência das festas dos estudantes de Guimarães, uma das mais antigas do País que representam uma das expressões maiores do património cultural imaterial vimaranense”, defende Domingos Bragança.


Marcações: Estudo Antropológico, Nicolinas

Imprimir Email