Câmara de Guimarães vai pedir inscrição na rede de Monumentos Nacionais da área Couros - Rua D. João I

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou que vai fazer o pedido de inscrição da área da zona de Couros até à Rua D. João I, na rede de monumentos nacionais. A revelação foi feita pelo vereador Fernando Seara de Sá.

"Estamos em condições, agora, de enviar à Rede do Património Nacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros o nosso pedido formal, já resolvidas as questões que tinham sido colocadas, a fim de se poder iniciar o processo de classificação", afirmou no final da reunião do Executivo Municipal.

A questão foi suscitada no período antes da ordem do dia pelo vereador do PSD, Ricardo Araújo que pediu o ponto da situação do processo de candidatura. Depois de Fernando Seara de Sá ter admitido "falta de correspondência" de algumas entidades na desejada "celeridade", o representante social-democrata defendeu uma "intervenção política" do Presidente da Câmara junto do Ministério da Cultura. Domingos Bragança reagiu dizendo que "a interferência política a este nível costuma dar mau resultado", lembrando estar em causa um "documento técnico que tem de ser sólido".

"Guimarães pretende apresentar uma candidatura de mérito que se pretende ver reconhecida pela sua excelência", concluiu.
A inscrição como monumento nacional é uma formalidade indispensável para formalizar uma candidatura a Património Mundial da UNESCO.


Marcações: UNESCO, Rua D. João I, Rede Nacional de Monumentos, Couros

Imprimir Email