VÍDEO: Guimarães não parou neste primeiro dia do segundo confinamento

O dever de recolhimento tem como regra permanecer em casa, mas neste primeiro dia do segundo confinamento geral as ruas da Cidade de Guimarães tiveram bastante movimento.

Apesar das medidas restringirem o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, as pessoas continuaram a circular a pé ou de automóvel, contrastando com o cenário verificado em Março do ano passado, e contrariando a ideia de que as deslocações devem ser reduzidas ao mínimo e essencial.

Na Rua de Santo António, mesmo com os estabelecimentos fechados, muitos comerciantes optaram por continuar nos seus locais de trabalho para darem resposta a encomendas que chegam através da internet, explorando novos rumos para a sua atividade.

O agravamento da pandemia de covid-19, com o dever de recolhimento domiciliário, permite andar na rua para a aquisição de bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares e a prática de atividade física e desportiva ao ar livre.

No Largo do Toural, uma patrulha da PSP permanecia atenta ao movimento da Cidade que não parou com o confinamento.

A biblioteca, o arquivo, os postos de atendimento turístico e o teleférico encerraram, mas os serviços do Balcão Único continuam com o atendimento presencial por marcação prévia.

Os espaços culturais encerraram, assim como os museu e monumentos. O castelo está encerrado e nos jardins envolventes são poucas as pessoas presentes a desafiar as restrições impostas pelo confinamento que vai prolongar-se até ao final do mês, já com a previsão de renovação por mais 15 dias.

sexta, 15 janeiro 2021 18:11 em Sociedade

Marcações: Guimarães, confinamento

Imprimir