Guimarães aderiu ao compromisso ambiental da União Europeia «Green City Accord»

O Município de Guimarães aderiu ao «Green City Accord», um compromisso ambiental que visa tornar as cidades mais limpas, saudáveis e eficientes na gestão de recursos.

Em comunicado, o Município refere que "prosseguindo uma estratégia da defesa da natureza e promoção da sustentabilidade ambiental, através deste compromisso, Guimarães compromete-se a reforçar as medidas para tornar o território mais verde, mais limpo e mais saudável, apoiando a concretização do Acordo Verde Europeu e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU".

O acordo reúne autarcas e líderes de toda a Europa em torno de uma visão comum de um futuro urbano onde, até 2030, as cidades serão lugares atractivos para viver com os cidadãos a respirar ar puro, a desfrutar de água limpa, a ter acesso a parques e espaços verdes e passar a ter menos ruído ambiental. Pretende-se potenciar a economia circular, através da transformação dos resíduos em recursos para maior reutilização, reparação e reciclagem.

A actuação da Câmara Municipal de Guimarães será feita através da intervenção em áreas como a Qualidade do ar; Água; Natureza e Biodiversidade; Economia circular e Ruído. Nestes domínios, o Município terá de planear e implementar políticas e programas de forma integrados, de modo a atingir os seus objectivos até 2030, reportando sobre os progressos, de três em três anos.


segunda, 18 janeiro 2021 16:24 em Sociedade

Marcações: Green City Accord, acordo

Imprimir