Enfermeira-Directora do Hospital de Guimarães: «O controlo da pandemia exige o contributo de todos»

O Hospital Senhora da Oliveira voltou a restringir as visitas aos doentes esta terça-feira, retomando o procedimento adoptado no início da pandemia.

A decisão resulta do aumento de incidência do novo coronavírus na região, sendo uma medida adicional para proteger os doentes, os familiares e os profissionais daquela unidade.

A Enfermeira-Directora Ana Luísa Bastos salvaguarda que se mantêm todas as excepções anteriormente autorizadas, ficando dependentes de validação. "Continuamos a gerir caso a caso a necessidade de atender a situações especiais, em que os doentes precisam da presença de algum familiar", observou, indicando que "as informações devidas continuam a ser transmitidas aos familiares e sempre que possível são asseguradas as videochamadas".

"Neste momento, impõe-se fazer as restrições da entrada de pessoas do exterior no interior do Hospital, em prol da segurança dos doentes acima de tudo", frisa, apelando ao cumprimento das medidas para travar a propagação da doença. "O risco é maior agora", observa, ressalvando que a situação no Hospital Senhora da Oliveira está controlada, mas a "qualquer momento pode aumentar".

"Continuamos a dar o nosso melhor diariamente. O controlo da pandemia exige o contributo de todos. Tem que obrigatoriamente ter o contributo de todos individualmente, não pode ser só dos profissionais de saúde", insistiu.

"Por mais restrições que se coloquem, se cada um de nós não der o seu contributo não conseguimos controlar a pandemia. Por isso, é importante que as pessoas que não têm compromissos profissionais que o exijam fiquem em casa, reduzam ao máximo os contactos sociais, respeitem todas as medidas de etiqueta respiratória, a higienização das mãos e uso de máscara! Temos mesmo de ser muito responsáveis e ainda mais disciplinados nesta altura!", advertiu Ana Luísa Bastos.

Marcações: Hospital de Guimarães, covid-19

Imprimir Email