Funcionária testou positivo, mas nenhum utente da Casa da Criança de Guimarães foi infectada pela Covid-19

O funcionamento da casa da Associação de Apoio à Criança adaptou-se às exigências ditadas pela crise sanitária. Até ao momento, nenhuma das crianças que estão confiadas ao centro de acolhimento temporário daquela Instituição foi infectada pela Covid-19. Uma funcionária testou positivo ao novo coronavírus no início deste mês e outras quatro estão em isolamento até amanhã.

"Não houve grande sobressalto até à data", considera a Presidente da Instituição, ao recordar que em Março de 2020 "durante o confinamento, todas as crianças ficaram em casa e os funcionários trabalharam em espelho".

"Passamos toda a primeira vaga da pandemia sem qualquer tipo de infecções, sem problemas, com as crianças em casa, muito protegidas, com o cancelamento de todas as visitas familiares. Correu tudo muito bem", comentou, durante uma entrevista que será divulgada na íntegra no próximo sábado, no programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago, acrescentando que "o regresso às aulas em Maio e o verão foi mais ou menos normal na casa".

"A situação continua a estar muito controlada", observou, informando que, após uma funcionária ter testado positivo no início deste mês, todos os restantes funcionários e crianças foram testados e "os resultados foram negativos".

"Conseguimos manter a casa limpa de infecções na medida em que temos cuidados extremos", frisou, congratulando-se com o empenho e dedicação da equipa que trabalha na Instituição. "As crianças não foram à escola esta semana por indicação da Autoridade de Saúde Pública, mas sabemos que estão todas negativas", assinalou.

Os recursos humanos foram reforçados para atender às exigências da pandemia que obrigou a mudanças na organização dos cuidados prestados às crianças. "Temos uma menina de três anos que já esteve em isolamento, em dois momentos distintos, e temos de garantir que não falta o apoio. Por isso, apresentamos uma candidatura ao programa Mares para termos mais quatro funcionários ao serviço", sublinhou.

Actualmente, 15 crianças estão aos cuidados da Casa da Criança, estando outras três confiadas à progenitora a título provisório, numa medida que continua a ser avaliada porque a Instituição "tem 18 crianças, é essa a capacidade permitida pela Segurança Social".

quinta, 21 janeiro 2021 17:41 em Sociedade

Marcações: Casa da Criança

Imprimir