Reforçada capacidade da Estrutura de Rectaguarda para acolher doentes com COVID-19 em Guimarães

Vai ser reforçada a capacidade da Estrutura Municipal de Retaguarda Covid-19, instalada no Seminário do Verbo Divino, no sentido de corresponder às necessidades do Hospital da Senhora da Oliveira.

A Câmara de Guimarães adianta que, nos próximos dias, está previsto aumentar a disponibilidade para 46 camas para doentes infetados com a Covid-19, num total de 77 camas que dão resposta a utentes Covid positivos, utentes em isolamento profilático e utentes negativos sem rectaguarda familiar.

Já foram acolhidas cerca de 190 pessoas na Estrutura Municipal de Retaguarda COVID-19, numa resposta articulada com o Hospital de Guimarães e também com os serviços da Ação Social.

Neste momento, a Estrutura de Retaguarda acolhe 18 utentes, encaminhados pelo serviço de hospitalização domiciliária do Hospital de Guimarães e pelo Serviço da Ação Social.

Em comunicado, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, refere que “esta estrutura de retaguarda é crucial para a resposta do Hospital, permitindo desta forma encaminhar os doentes estáveis e libertar camas hospitalares para novos internamentos. Tudo fazemos para que a pressão que vemos noutros hospitais não atinja o Hospital Senhora da Oliveira”.

A Autarquia garante a operacionalização da estrutura através do fornecimento de todos os meios e recursos necessários para que sejam garantidos os cuidados de higiene, conforto e alimentação aos utentes e assegura também todo o suporte logístico associado ao funcionamento desta estrutura, através de uma equipa técnica composta por profissionais que, organizados em turnos, garantem o acompanhamento dos utentes durante 24 horas.

Esta é mais uma medida que a autarquia assegura para corresponder às necessidades identificadas no Concelho de Guimarães no combate à pandemia da COVID-19.

Marcações: Guimarães, Hospital de Guimarães, covid-19, Estrutura de Rectaguarda

Imprimir Email