Vacina contra a Covid-19 administrada em 26 instituições sociais de Guimarães

Os utentes e colaboradores de 26 instituições do Concelho de Guimarães já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A segunda dose começou a ser administrada esta segunda fase. A existência de casos de infecção pelo novo coronavírus não permitiu ainda o início do processo de vacinação em todas as Instituições.

Em declarações prestadas ao Grupo Santiago, o Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, José Novais de Carvalho, detalhou que a vacinação abrange já 26 unidades, "das quais 24 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosos (ERPI) e duas unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados, com um total de 1646 vacinas", explicando que nem todas as unidades foram contempladas "por algumas estarem sob a égide da Saúde Pública e ainda não foram libertadas para os utentes serem vacinados". "Logo que a Saúde Pública o faça, será efectuada a vacinação", acrescentou, ao dar conta que "em Guimarães, há ainda cerca de sete ou oito unidades em que falta vacinar a primeira vez". "São situações identificadas, onde basta ter um utente ou um profissional infectado e a Saúde Pública entenda que não estão reunidas as condições para a vacinação. Logo que fiquem libertas, será preparada a vacinação", assegurou.

Os profissionais de saúde do ACES do Alto Ave também estão a ser vacinados. "De um universo de 700, 400 estão vacinados, 163 dos quais já têm a segunda dose", precisou o responsável, ao assinalar que "é um processo dinâmico". "Vamos dando, a uns, a segunda dose e, a outros, a primeira dose. À medida que vai sendo possível, vamos fazendo. É um trabalho que é feito em colaboração estreita com a Administração Regional de Saúde do Norte que vai cedendo as vacinas, de acordo com o que é necessário. A administração da segunda dose nas ERPI começa esta segunda-feira", continuou, insistindo que "nas ERPI, nos lares residenciais e na Rede Nacional de Cuidados Continuados, a vacinação destina-se e é feita aos utentes e colaboradores. Não está prevista a vacinação às pessoas dos corpos sociais".

O Director do ACES do Alto Ave realça que o trabalho de administração da vacina segue as orientações do Plano Nacional, destacando que a partir desta semana, começam a ser vacinados contra a Covid-19 os idosos com mais de 80 anos, com doenças associadas, e pessoas de idade igual ou superior a 50 anos "com doenças crónicas e complexas, como .insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória". "Já foram enviadas listagens aos médicos de família, para verificação da eventualidade de faltar alguém, para depois serem feitas as marcações", anotou José Novais de Carvalho, esclarecendo que "todas as pessoas serão contactadas pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde: primeiro para aferir quem quer ser vacinado e quem não quer; e imediatamente seguir-se-á o planeamento das marcações das vacinas". "Está a ser tudo organizado. Vamos criar vários postos de colheitas no ACES tendo em conta o número de utentes a vacinar. Estamos a preparar tudo isso para que seja validado pela ARS do Norte", referiu, sem adiantar quais os locais propostos para a administração da vacina contra a Covid-19 em segurança, evitando ajuntamentos.

"Os locais terão de ser amplos, tendo em conta o volume de pessoas que vão ser vacinadas, com uma possibilidade de logística compatível. Estamos a organizar tudo isso no nosso ACES e vamos criar os vários centros de colheita de acordo com os números de utentes a vacinar e que vão ser muitos porque o Plano de Vacinação envolve várias fases e terão de ser locais onde seja possível a vacinação em boas condições, que permitam várias equipas a vacinar com uma logística fácil", explicou.

"Nas unidades temos algumas dificuldades de espaço, mas as soluções estão já encontradas. Estamos a preparar tudo para propor à ARS a validação e depois anunciar. As listagens dos doentes estão organizadas e brevemente o processo vai começar", reconheceu, garantindo que a operacionalização está definida, pedindo aos utentes para aguardarem pelas orientações que vão receber, pois, serão contactados previamente pelos serviços de saúde.

Marcações: Guimarães, ACES do Alto Ave, covid-19, vacina

Imprimir Email