Bombeiros de Guimarães lançam campanha de angariação de fundos para uma nova ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (AHBVG) vai lançar uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de uma ambulância, que tem o valor de aquisição de 80.000 euros.

O novo veículo vem colmatar uma "necessidade urgente", segundo o presidente da Associação, João Pedro Castro, e servirá para o socorro à população, bem como para o transporte de doentes para cuidados intensivos.

"Esta aquisição está ligada à actual pandemia, que tem sobrecarregado os nossos bombeiros e provocado grande desgaste nos veículos da corporação. Desde do início da pandemia, já transportamos mais de 1.700 casos suspeitos de covid-19. Neste momento temos oito ambulâncias, sendo que a última aquisição aconteceu em 2016, e este novo veículo vai substituir um outro com 20 anos", explicou o responsável, apelando à generosidade dos vimaranenses.   

O Comandante da corporação vimaranense, Bento Marques, admitiu que quase um ano após o início da pandemia em Portugal, os bombeiros passaram por dificuldades na gestão de recursos. "A pandemia também assolou o corpo de bombeiros de Guimarães, sobretudo em Setembro, quando tivemos elementos infectados e outros em isolamento, num momento que foi difícil gerir recursos. Hoje as exigências são muito maiores para o corpo de bombeiros", sublinhou Bento marques.

De resto, esta é uma de duas ambulâncias que a AHBVV vai adquirir, sendo que uma delas foi possível obter com o apoio na íntegra da Câmara Municipal de Guimarães. Quanto à nova viatura que sairá desta campanha, o presidente da Associação espera que em Abril possa estar em funcionamento. 

Os donativos podem ser efectuados para o MBWAY 918 739 606 ou por transferência bancária [NIB: 0036 0220 9910 0013 3115 8], sendo que todos os dados relativos aos contributos estarão semanalmente disponíveis nas redes sociais da campanha.

quarta, 17 fevereiro 2021 11:52 em Sociedade

Marcações: ambulância, campanha , Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães

Imprimir