União dos Sindicatos do Distrito de Braga levou Jornada de Luta Nacional para o Largo do Toural

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga/CGTP-IN realizou esta quinta-feira, no Largo do Toural, em Guimarães, uma Jornada de Luta Nacional, onde marcou presença a deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira.

Sob o lema «Salário, Emprego, Direitos», esta acção contou com a presença de representantes sindicais de diversos sectores que transmitiram as reivindicações dos trabalhadores do distrito de Braga, que apontaram críticas à gestão das empresas e, sobretudo, do Governo.

Na sua intervenção, Joaquim Daniel, Coordenador da União dos Sindicatos de Braga (USB), sublinhou que os trabalhadores têm "resistido" e "persistido" na "luta em defesa dos seus direitos, por melhores salários e condições de trabalho e de vida". "Não aceitamos a justificação da epidemia e à boleia das medidas desequilibradas do Governo, o patronato aproveite para desregular horários, impor laborações contínuas e bancos de horas, roubar férias, chantagear e ameaçar trabalhadores ou despedir os trabalhadores com vínculos precários", disse. 

O sindicalista reivindicou melhores condições de trabalho, o aumento geral dos salários em 90 euros e do salário mínimo para os 850 euros a curto prazo, "fundamental para valorizar as profissões". Joaquim Daniel quer a garantia de emprego, "independentemente do vínculo de trabalho, com a proibição de despedimentos com a justificação da pandemia". "Hoje afirmamos aqui e por todo o País que é preciso garantir a efectiva protecção social a todos os que dela necessitam, as 35 horas de trabalho semanal e reforçar o investimento nos serviços públicos", acrescentou

No âmbito da iniciativa, uma delegação composta por coordenadores de sindicatos com actividade no Distrito deslocou-se às instalações do Centro Local do Ave da Autoridade para as Condições do Trabalho a fim de entregar um dossier relativo a situações referentes a problemas dos trabalhadores, pendentes de resolução e a necessitar da atenção urgente.

 

Marcações: União dos Sindicatos do Distrito de Braga

Imprimir Email