VÍDEO: Moradores cansados das obras de requalificação na Rua D. João I

Os moradores da Rua D. João I estão cansados das obras que decorrem num longo tramo daquela artéria desde Julho do ano passado, impedindo a circulação automóvel e dificultando os acessos pedonais.

Confrontada com a apreensão dos moradores, a Câmara de Guimarães reconhece que a intervenção tem sido afectada por "várias condicionantes com influência nos prazos inicialmente estabelecidos, como as condições atmosféricas adversas, que ocorrem desde fim de Outubro de 2020 e que coincidiram com a realização de infraestruturas. Esta situação obrigou a paralisação dos trabalhos em vários momentos, por se verificar não existirem condições de segurança para a continuação dos trabalhos".

"Existência de infraestruturas que condicionavam o desenvolvimento dos trabalhos na instalação de novas condutas, o aparecimento de rocha, na realização dos trabalhos de abertura de valas, a Instalação de coletor de gás pela empresa Portgás e a situação epidemiológica provocada pela doença Covid-19, que condiciona a capacidade de resposta das empresas, quer a nível de recursos humanos, quer na disponibilidade no mercado de matéria prima", foram os motivos apontados pela Autarquia.

Na zona compreendida entre do Hotel Ibis e a Rua Dr. Bento Cardoso, prevê-se que a obra fique concluída no mês de Abril. A segunda fase da obra, entre a Rua Dr. Bento Cardoso e a Rua Paio Galvão, terminará no início do mês de Agosto.

Em curso está uma obra de requalificação profunda de toda a rua, destacando-se "um novo desenho urbano, em que pretende reforçar a identidade do Padrão de D. João I, valor patrimonial responsável pelo impacto inicial no espaço público e constitui o elemento arquitetónico orientador da intervenção".

Segundo o Município, "no âmbito da execução da empreitada está previsto a realização de trabalhos de conservação e restauro do Padrão. No início dos trabalhos da empreitada houve a necessidade de acautelar a proteção de vários elementos do padrão, quer pela sua fragilidade e risco iminente de queda, quer pelos eventuais danos que as trepidações dos trabalhos de requalificação dos arruamentos contíguos pudessem provocar. Assim optou-se por realizar a pré-consolidação no local".

No espaço envolvente à Capela de S. Lázaro, "o projecto contempla a criação de uma zona pedonal, conjugando nova pavimentação em granito com a manutenção do lajeado como memória do espaço urbano público preexistente".

Está prevista a plantação de espécies arbóreas, constituindo elementos orientadores de um percurso que culmina no espaço envolvente ao Padrão, reforçando a identidade do monumento alusivo ao reconhecimento que o Rei D. João I cultivou por Guimarães.

A Câmara de Guimarães refere ainda que do Hotel Ibis à Rua das Lameiras "propõe-se a alteração da via sem diferenciação de cotas entre os espaços destinados à circulação automóvel e os espaços do peão, coexistindo o uso mecânico, pedonal e estacionamento lateral ordenado, destinado a pessoas com mobilidade condicionada".

 

Marcações: obras requalificação, Rua D. João I

Imprimir Email