Dia de São Torcato celebrado sem tradicional Feira dos 27

Devido à pandemia da Covid-19, o Dia de São Torcato é evocado este sábado sem a realização da tradicional «Feira dos 27». Uma missa celebrada esta manhã assinalou a data, no ano em que se comemora o primeiro aniversário da do Santuário à categoria de Basílica.

Nas celebrações do ano passado, o Arcebispo de Braga assinalou que a elevação à categoria de Basílica constitui "uma maior dignificação e responsabilidade na construção da Igreja", devendo ser "um apelo permanente à renovação da vida dos cristãos". D. Jorge Ortiga salientou que a Carta de Roma que oficializa o título "raro na Igreja" exige que a nova Basílica Menor se afirme "como um exemplo" na promoção pastoral.

"Esta Basílica representa a presença de Deus no meio dos homens", frisou D. Jorge Ortiga, que foi quem dirigiu à Santa Sé o pedido formal para a elevação do Santuário a Basílica.

A elevação à dignidade de Basílica Menor confere aos peregrinos que se deslocam a São Torcato o direito a uma indulgência plenária em dias de celebrações especiais: são os casos do dia de aniversário da dedicação da Basílica, dia 25 de Outubro; 27 de Fevereiro que é o dia da festa de São Torcato; dia das solenidades dos santos apóstolos Pedro e Paulo; e primeiro domingo de Julho.

Marcações: Feira dos 27, São Torcato, pandemia da Covid-19

Imprimir Email