Passeio pelo Passado: Sede do Sindicato Nacional dos Operários da Construção Civil inaugurada há 50 anos em Guimarães

Na sua edição de 6 de Março de 1971, o jornal O Comércio de Guimarães assinala uma inauguração especial para o movimento operário. Em Guimarães, ficou sediada o Sindicato Nacional dos Operários da Construção Civil. 

Volvidos 50 anos, partilhanos a memória desse dia 2 de Março de 1971, com a notícia publicada sobre acontecimento.

"Este prestigioso organismo corporativo, com sede nesta cidade, inaugurou na terça-feira, pelas 19h00, na Avenida D. João IV, as suas modernas instalações, em sede própria, o que deu motivo de uma cerimónia muito significativa e que teve a presença dos srs. Dr. Agostinho Guimarães Pestana e Dr. Armando Augusto Guedes da Costa, respectivamente Delegado e Subdelegado do INTP de Braga, Dr. Bernardino de Araújo Abreu, Presidente da Câmara Municipal, João Rodrigues Martins da Costa (Aldão), outras individualidades, representantes de organismos, imprensa.

Depois da cerimónia da bênção das magníficas instalações pelo reverendo padre António Alves de Faria, prior da freguesia de São Sebastião, que fez uma interessante alocução em que focou o problema habitacional, realizou-se no salão nobre uma sessão solene, presidida pelo sr. Dr. Agostinho Guimarães Pestana, que tinha a ladeá-lo os srs. dr. Araújo Abreu, Jerónimo Ferreira, presidente da Direcção, Prior de São Sebastião, João Rodrigues Martins da Costa (Aldão), assistente corporativo, Dr. Guedes da Costa, Alberto Joaquim Ferreira Viana, Presidente da União dos Sindicatos do Norte, Dr. Carlos Rebelo Dias, Subdelegado do INTP e Durando Rodrigues Silva, Presidente da Assembleia Geral dos Sindicatos do Norte.

O Sr. Jerónimo Ferreira, presidente do Sindicato dos Operários da Construção Civil, saudou o Delegado do INTP e demais individualidades e dissertou sobre a acção dos organismos, dizendo que a compra da sede (350 contos) é fruto duma doutrina sã e pura e duma administração equilibrada e prudente.

Prestou homenagem aos seus colaboradores e enalteceu a acção do Sr. Martins da Costa (Aldão) e do chefe dos serviços sr. Lourenço Alves Pinto.

Encerrou a sessão o Sr. Dr. Agostinho Pestana, que se congratulou com a iniciativa do organismo, que classificou de excelente acto administrativo. Falou do problema habitacional, de Guimarães, das suas aspirações e confessou-se grato pela homenagem que lhe foi prestada.

No restaurante Vira Bar foi depois oferecido um jantar aos convidados, autoridades e imprensa".

Marcações: Inauguração, construção civil, sindicato, Passeio pelo Passado

Imprimir Email