Projecto Gerações dos alunos de Teatro da UMinho quer melhorar a qualidade de vida dos utentes de IPSS

Começa esta terça-feira, o projecto Gerações. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho que é financiada pelo Norte 2020, através do programa «Cultura para Todos».

O director artístico do projecto, Luís Peixoto-Vilar, fala de uma acção artística-educativa que está a ser desenvolvida em parceria com o Centro Social Irmandade de S. Torcato e a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e que pretende intervir e desenvolver o pensamento crítico, a autonomia, emancipação e expressão física e intelectual dos utentes e que vai ser implementado, na íntegra, à distância devido à actual situação pandémica.

No âmbito do projecto vão ser implementadas duas actividades assíncronas, concretamente conversas performativas com artistas locais, nomeadamente Zé Amaro, Liliana Oliveira, Luís Canário Rocha e Tun’O Bebes, entre outros. Uma segunda actividade , entre Maio e Junho, prevê a realização de actividades baseadas em várias vertentes artísticas através de conceitos como a imagem, som, movimento, espaço e palavra.

Todo o processo vai ser acompanhado por uma realizadora que recolherá material para depois produzir uma curta-documental sobre o projecto que os promotores querem ver replicado a nível local, regional e até nacional.


terça, 02 março 2021 12:05 em Sociedade

Marcações: teatro, Projecto Gerações

Imprimir