Covid-19: Todos os alunos, professores e funcionários vão ser testados

Todos os professores, funcionários e alunos do ensino vão ser submetidos a um teste rápido de antigénio que se repete 14 dias depois nos concelhos com mais casos. Esta é uma das orientações do «Programa de rastreios laboratoriais para a SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino” divulgadas pela Direcção-Geral da Saúde, Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Instituto de Segurança Social.

O reinício das actividades escolares presenciais, suspensas desde o final de Janeiro, vai implicar a realização de um teste rápido de antigénio.
Depois do primeiro teste, será “adotada uma estratégia de rastreios periódicos, nos concelhos com uma incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes” através de testes rápidos de antigénio.

Entre os professores e restantes funcionários será feito um novo teste “14 dias após o primeiro teste”, sendo os seguintes realizados “com uma periodicidade inicial de 28 dias, ajustada para um intervalo entre 7 a 14 dias em função do número de casos identificados nos testes realizados”.
Entre os alunos do ensino secundário, também haverá um intervalo de 14 dias entre o primeiro e o segundo teste.
Os especialistas consideram haver condições para começar a desconfinar a partir do próximo dia 15, nomeadamente com a reabertura de creches e pré-escolar.


Marcações: escolas, covid-19, testes, antigénio

Imprimir Email