VÍDEO: Eucalipto de Vila Verde, árvore emblemática de Guimarães

É um eucalipto solitário e domina a paisagem na colina da Quinta de Vila Verde, na freguesia de Urgezes. Está localizado numa propriedade privada, mas a sua imagem tornou-se uma referência simbólica para a comunidade vimaranense. 

"Esta é uma árvore emblemática. A posição altiva que ela tem sobre a Cidade, toda atenção que recebe torna-a uma árvore admirável", assinala José Manuel Almeida, em representação da família Abel Ribeiro da Silva, actual proprietária do espaço, ao servir de guia até ao lugar que está vedado ao acesso público e onde o eucalipto pode ser tocado, exigindo cinco ou seis pessoas para o abraçar.

"Há uma comunhão e uma harmonia da árvore com a Cidade. As pessoas olham para este eucalipto até com alguma veneração porque é um sinal. Para a família proprietária do terreno, a árvore representa muito. Tem havido um respeito e um esforço para a saber preservar", expressa, acrescentando: "espero que a árvore tenha saúde para continuar assim durante muitos anos". "Ela é um marco, porque quem estiver em qualquer ponto da Cidade seja qual for o ângulo pode encontrá-la no horizonte visual. E é agradável ter esta referência icónica de Guimarães", sublinha.

Os proprietários têm cuidados especiais para a conservação e manutenção do eucalipto "desde o momento em que ficou isolado". "Para além do carinho da comunidade, a família revelou sempre um interesse muito especial pela manutenção da árvore, estando a um acompanhamento constante. É preciso estar vigilante porque a idade não perdoa e a árvore requer cuidados primários e até foi objecto de vacinação recentemente porque parece majestosa, mas na copa já vai dando indícios de alguma fadiga. É preciso olhar por ela com mais atenção para que a sua presença na paisagem perdure", advertiu José Manuel Almeida.

Apesar de não estar classificada pelos organismos oficiais, o eucalipto é um bem do património natural da família e da comunidade que contempla os seus contornos no alto da colina. “Procura-se manter esta referência que nos é pedida pela Cidade e pela Autarquia. Há uma conjugação de interesses, não estamos obcecados com a classificação. Ela é uma referência por si. À distância até há quem confunda a espécie e diga ‘que lindo Pinheiro’, mas é um eucalipto", diz, explicando que foi a árvore que resistiu quando o monte foi transformado numa vinha, no final dos anos 70 do século XX.

Imponente na paisagem, o eucalipto cresceu a uma cota de 280 metros e tem 25 metros de altura. A sua figura majestosa é admirada e prende os olhos de quem a contempla, seja qual for a perspectiva, constituindo um património natural legado à Cidade de Guimarães pelo proprietário que decidiu conservá-la, solitária, como um marco da pré-existência anterior.  "Todo este enquadramento não é obra do acaso. Houve muito rigor na limpeza do monte, deixando-se apenas este eucalipto, na criação da vinha em socalcos, o que oferece uma vista fantástica sobre a cidade. Deve-se ao Sr. Abel Ribeiro da Silva já falecido e que sempre foi um 'devoto' de Guimarães este enquadramento. O eucalipto era a árvore do proprietário! A ele devemos a visão para a preservação que acabou por determinar originar  toda uma simbologia", alerta José Manuel Almeida, lamentando a ocorrência de "algumas situações de violação grosseira do espaço". "Entram aqui sem autorização, deixam o lixo e outras coisas e isso não condiz com o significado deste lugar", aponta, sublinhando que este lugar da Quinta de Vila Verde continua a ser uma espécie de refúgio, onde repousa a memória da visão inspiradora do seu principal 'arquitecto'.

Com efeito, o miradouro natural oferece uma espécie de confronto visual entre o núcleo urbano, com as suas nuances arquitectónicas, e a força do monte de Santa Catarina.

Sem se saber ao certo a sua idade, o eucalipto expressa na paisagem a intemporalidade, uma marca de carácter, de resistência! 

Está situado em propriedade privada, o que não nos impede de o procurar na paisagem a partir de qualquer lugar. É esse o desafio que deixamos para celebrar este Dia Mundial da Árvore!

Marcações: Dia Mundial da Árvore

Imprimir Email