Dia Nacional dos Centros Históricos sugere reflexão sobre os desafios do futuro

O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de Março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono.

O Vereador Fernando Seara de Sá, responsável pela Divisão do Centro Histórico da Câmara de Guimarães, realça a importância da data para "reflectir sobre o futuro" não só do Centro Histórico mas também da Cidade. O responsável Municipal sublinha que depois de ter sido ganha a aposta no Centro Histórico, torna-se necessário reflectir sobre "os desafios que enfrentamos hoje e de que forma o Centro Histórico daqui a 20, 30 anos, continue a ser um espaço vivo".
Fernando Seara de Sá considera que o futuro destes espaços sugere "temas novos que vão ter de ser reflectidos e aos quais a Cidade terá que dar resposta". Na sua opinião, a mobilidade, apontada a uma aposta na pedonalização e aos meios suaves, são questões que vão ter de ser equacionadas.

O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de março de 1993, sendo rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.

Em várias centros históricos das cidades de Portugal organizam-se atividades para comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos. Neste dia os monumentos e outros espaços dos centros históricos estão abertos ao público, que os podem visitar gratuitamente, entrando em contacto com o passado destes locais.


Marcações: Centro Histrico

Imprimir Email