Guimarães associa-se às comemorações do mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão de Acção Social, e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ) assinalam o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Atendendo ao tempo de pandemia, as comemorações serão marcadas pela colocação de Laços Azuis nas fachadas dos edifícios públicos e privados, feitos pelas escolas e IPSS’s do Concelho.

Esta segunda-feira, foi colocado um laço azul na fachada da Câmara Municipal, feito pelos alunos da CERCIGUI. A sessão que contou com a presença do Presidente do Município, Domingos Bragança, tem como objectivo sensibilizar a população para esta temática e para a prevenção e sinalização de situações de maus-tratos às crianças, cujo slogan é «Serei o que me deres… que seja AMOR», apelando à participação de todos.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus tratos, de forma brutal.
E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

 

 


Marcações: maus tratos às crianças, laço azul

Imprimir Email