À boleia do Hereditas: viagem ao património de Arosa e Castelões

Um dia após a apresentação pública do Hereditas - Atlas do Património Cultural do concelho de Guimarães, à boleia dos conteúdos disponibilizados nesta base de dados iniciamos uma viagem virtual pelo território. A primeira paragem é na União de Freguesias de Arosa e Castelões, onde o catálogo faz referência a 31 imóveis e quatro objectos devidamente contextualizados. E o que podemos descobrir naqueles recantos que tocam já os concelhos vizinhos?

O encanto da paisagem impõe-se com as estruturas que ao longo dos séculos foram erguidas pelos homens, na saga de sua evolução e consequente aproveitamento dos recursos. As linhas de água alimentaram conjuntos de moinhos e favoreceram a expansão de sistemas de açudes e caleiras. Está identificado um pontilhão e vários conjuntos molinológicos bastante degradados.

Para além das igrejas paroquiais de Arosa e Castelões, importa referir a Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em mau estado de conservação, e a capela de Santo Amaro em torno da qual se não fosse a pandemia ainda se fazia a romaria. Distinguem-se ainda os conjuntos edificados privados, como a Quinta da Espinha, a Quinta do Juiz Torto ou a Quinta do Vilar.

Pode-se ali descobrir os contornos do rio Ave na sua chegada ao nosso concelho, constituindo as charcas e o seu parque de lazer um refúgio para um passeio retemperador.

Através da nova plataforma Hereditas  disponível no síte do Município é possível apresentar contributos ou, enviando e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fotos: Município de Guimarães/Hereditas

 

Marcações: Hereditas, União de Freguesias de Arosa e Castelões

Imprimir Email