Câmara de Guimarães define novos prazos para a obra na Rua D. João I

A Câmara Municipal de Guimarães adiantou ao Grupo Santiago que a 1ª fase da obra de requalificação da Rua D. João I deverá ficar concluída no final do mês de Junho. 

A data foi adiantada ao Grupo Santiago pelo Município de Guimarães, justificando que o "atraso deve-se à situação epidemiológica provocada pela doença COVID-19, que condiciona a capacidade de resposta das empresas, quer a nível de recursos humanos, quer na disponibilidade no mercado de matéria-prima". "A descoberta de afloramentos rochosos que não tinham sido identificados nas sondagens do solo" é outro motivo apontado pela Autarquia para o atraso da conclusão da primeira fase entre a zona do Hotel Ibis e a Rua Dr. Bento Cardoso.

Ainda não estão executados trabalhos como pavimentações, restauro do Padrão de D. João I, a colocação de mobiliário urbano, a aplicação de sinalização vertical e iluminação, bem como o paisagismo do espaço.

Em resposta às nossas questões colocadas através de e-mail, o Município adiantou que "tenta, sempre dentro do possível, manter as acessibilidades, quer a nível pedonal, quer a veículos, e caso esporadicamente surge alguma situação na obra disponibiza os meios de modo a agilizar e ir ao encontro da vontade dos munícipes. No caso em concreto, os moradores terão acesso ao Parque de Estacionamento de Camões para estacionarem os seus veículos (o parque é gratuito)".

Quando estiver concluída a obra, "a rua D. João I terá 10 lugares de estacionamento, em que, 3 lugares estão reservados a pessoas com mobilidade condicionada e 2 lugares reservados a cargas e descargas".

"A obra teve início em Julho de 2020, com um prazo inicialmente previsto de execução em Maio. Perante os constrangimentos já identificados há um atraso de três meses, uma vez que a conclusão dos trabalhos agora está prevista no final de Agosto, princípio de Setembro", perspectiva o Município.

Marcações: obras, Rua D. João I

Imprimir Email