VÍDEO: Inauguração do Teatro Jordão e Garagem Avenida apontada às Festas Gualterianas

A obra de requalificação do Teatro Jordão e da Garagem Avenida está na sua fase final de acabamentos. O edifício construído na década de 30 do século passado renova-se para instalar a Escola de Música da Academia Valentim Moreira de Sá e o curso de Artes Performativas e Visuais da Universidade do Minho. É uma obra estratégica que privilegia a formação cultural, orçada em cerca de 12 milhões de euros e que teve uma comparticipação comunitária na ordem dos 90%.

Para além do Teatro Jordão e Garagem Avenida, a intervenção requalificou espaços envolventes e construiu um novo edifício que acolhem dezenas de salas para formação. Com o mesmo objectivo, a sala de espectáculos viu reduzida a capacidade de lugares sentados para cerca de 400, distribuídos pela plateia, balcão e frisas. Após a Capital Europeia da Cultural em 2012, o projecto cumpre o desígnio de afirmação de Guimarães enquanto território de cultura mas também o desejado alargamento da área Património Mundial da UNESCO que Guimarães pretende acrescentar ao já distinguido Centro Histórico.

Inaugurado em 1938, o Teatro Jordão fechou portas à actividade cultural em 1993. A obra de requalificação, resgata memórias de uma casa de espectáculos que marcou muitas gerações de vimaranenses.

A requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida começou em Janeiro de 2019 com um prazo de execução de ano e meio que a pandemia impediu que fosse cumprido. A obra deverá estar concluída até final do próximo mês de Julho, prevendo-se que possa ser inaugurado durante as Gualterianas, as Festas da Cidade de Guimarães.

Marcações: requalificação, Teatro Jordão e Garagem Avenida

Imprimir Email