Pediatria do Hospital de Guimarães homenageou fundador do Serviço na comemoração dos 50 anos

O fundador do Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães foi homenageado este sábado numa sessão solene realizada no âmbito das cerimónias que assinalam os 50 anos daquele serviço hospitalar.

Numa sessão que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, a actual Directora do Serviço de Pediatria, destacou algumas das razões que justificaram a homenagem ao médico António Gama Brandão. Águeda Matos lembrou a iniciativa e o arrojo do homenageado ao propôr a criação do Serviço, salientando a sua personalidade humilde, metódica e estimada por todos. Sublinhou que Gama Brandão foi director do Serviço 30 anos tendo apostado sempre no prestígio e actualização científica.

Presente na cerimónia, o Presidente da Câmara destacou as qualidades de uma personalidades que o Município distinguiu em 2017.
"Sonhou, lutou e criou o Serviço de Pediatria apesar de ser um jovem médico e num contexto de grandes dificuldades. Trata-se de uma personalidade que cria empatia em todos e teve sempre uma postura profissional e cívica que é um exemplo para todos", afirmou Domingos Bragança.
Em nome do presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, o Director Clínico do Hospital, Hélder Trigo, recorreu ao testemunho pessoal para falar de uma justa homenagem.
"Tive o grato prazer de trabalhar com o doutor Gama Brandão que sempre se revelou competente e dedicado às crianças, um humanista sempre disponível a ajudar", destacou.

Na cerimónia, o Presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos e a Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria deixaram também palavras elogiosas ao homenageado.
Emocionado, Gama Brandão disse que nada na sua vida seria possível sem a mulher Teresa Gama Brandão com os presentes a tributarem um forte aplauso.

As cerimónias que assinalam os 50 anos do serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães terminam este domingo com uma missa, às 12h30, na Basílica de S. Pedro.


Marcações: 50 anos, António Gama Brandão, Serviço Pediatria

Imprimir Email