Bênção e inauguração de três novas viaturas para reforçar meios dos Bombeiros de Guimarães

A partir deste domingo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães tem ao serviço da população três novas viaturas: duas ambulâncias e um veículo de comando.

Numa cerimónia realizada no quartel da corporação, as três viaturas receberam a bênção pelo Capelão Padre Leonel e foram inauguradas com um banho de champagne.

O Presidente da Associação realçou a generosidade da comunidade que permitiu a renovação dos meios da corporação, registando em especial a mobilização durante a angariação de fundos para a aquisição da ambulância de cuidados intensivos, "numa campanha que foi um sucesso e que terminou mais cedo do que estava previsto". "É um dia muito importante, porque estas três novas viaturas reforçam a Instituição com mais e melhores equipamentos para continuarmos a prestar o socorro de excelência à população", disse João Pedro Castro, agradecendo ao Presidente da Câmara de Guimarães que "prontamente correspondeu com o financiamento do Município, na íntegra, na aquisição de uma nova ambulância, à comunidade e à empresa JAP". "É um investimento superior a 170 mil euros", observou, tendo evocado a memória de Neno, "um amigo da casa e da nossa causa".
O dirigente salientou que ainda este ano a corporação irá receber a nova auto-escada.

A homenagem ao carismático guarda-redes do Vitória e uma das pessoas mais queridas de Guimarães foi também prestada pelo Presidente da Câmara nesta cerimónia de inauguração dos meios que reforçam o parque automóvel dos bombeiros. "Neste dia em que toda a comunidade vimaranense chora a partida do nosso querido Neno que, mais do que ninguém sabia genuinamente envolver todas as pessoas, os bombeiros recebem uma nova viatura oferecida pela a comunidade, para além das outras duas", observou, felicitando a Direcção.

Os novos meios foram recebidos com entusiasmo pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. "Quando o homem sonha, a obra aparece", referiu Bento Marques, vincando a necessidade da renovação dos meios da corporação numa semana em que duas ambulâncias da corporação sofreram avarias que ditaram o seu abate.

O responsável lembrou a importância da ambulância de Cuidados Intensivos "para apoio ao Hospital da Senhora da Oliveira no transporte de doentes para outras unidades hospitalares e da população em geral", fazendo referência aos recursos que estão agora mais acessíveis para a prestação de socorro em situações de emergência, como as paragens cardiorespiratórias.

 

domingo, 13 junho 2021 13:37 em Sociedade

Marcações: bombeiros, Bombeiros Voluntários de Guimarães , novas ambulâncias

Imprimir