VÍDEO: Despedida apoteótica do «Rei» Neno numa homenagem histórica em Guimarães

Guimarães despediu-se este domingo em apoteose de Neno, numa homenagem de pesar e reconhecimento público de gratidão pelo talento e pela generosidade do ex-guarda-redes do Vitória que faleceu na passada quinta-feira.

Durante todo o dia, milhares de pessoas fizeram questão de deslocarem-se ao Estádio D. Afonso Henriques para participarem no velório, ouvindo-se gritos de dor e aplausos, numa mistura de sentimentos perante a triste e crua realidade. Se a chegada da urna mereceu uma calorosa recepção, o momento em que o féretro saiu rumo à última morada foi ainda mais intenso, com uma onda de emoção a apoderar-se daqueles que o conheciam, admiravam e ficaram repentinamente sem a sua presença.

O cortejo fúnebre fez um longo percurso pelas ruas da Cidade, numa marcha expressiva do carinho e do afecto que Neno conquistou nas diferentes etapas do seu percurso em Guimarães ao serviço do Vitória e das causas das principais instituições da Cidade.

Não há memória de tributo com esta dimensão prestado pelos vimaranenses. O «Rei» Neno com a sua simplicidade e bondade conquistou o coração de quem se cruzou com ele nos relvados e nos outros palcos da vida, sendo esta manifestação espontânea e sincera de homenagem digna de alguém maior. De alguém notável, capaz de arrastar multidões devotas.

As cerimónias fúnebres decorreram no interior da igreja de São Francisco, com a presença de muitas personalidades do universo desportivo e de outros quadrantes sociais, tendo sido assegurada a transmissão para o exterior através de um ecrã gigante.

Adeptos do Vitória e admiradores, de todas as faixas etárias, assistiram à missa de corpo presente e despediram-se do homem que o povo reconheceu como um novo «Rei», por pertencer à nobre linhagem dos escolhidos para servir os outros.

Neste adeus comovente, sentiu-se a força dos aplausos, dos gritos por «Neno», de alguns efeitos luminosos e até do brilho dos foguetes, antes da romagem até ao cemitério municipal de Monchique. 

Milhares inundaram as ruas da Cidade num sentimento colectivo sem paralelo na  história de Guimarães, terra adoptiva do glorioso filho que viu partir. Neno será para sempre lembrado como um dos mais distintos vimaranenses. Por isso, 

terá uma morada eterna nos nosso corações o querido «Rei» Neno. O seu corpo repousa num lugar sobranceiro à cidade, próximo do panteão municipal, existente naquele cemitério.

Marcações: Vitória Sport Clube, Neno, funeral de neno

Imprimir Email