Neno terá nome perpetuado em equipamento desportivo de Guimarães

O Executivo municipal vimaranense aprovou esta segunda-feira por unanimidade e aclamação o voto de pesar pela morte de Neno, “antigo guarda-redes do Vitória Sport Clube, figura incontornável da história do clube e uma referência de Guimarães”.

Durante a habitual reunião quinzenal, a vereação prestou a sua homenagem a Neno, com aplausos após o Presidente da Câmara ter lido o voto de pesar endereçado aos seus familiares, amigos e ao Vitória Sport Clube.

Natural da Cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno "começou a ser adotado por Guimarães em resultado da sua ligação ao Vitória Sport Clube”, refere o texto que menciona esses três momentos da sua carreira desportiva. “Em 1984/85, mais tarde em 1988/89, em que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira e, finalmente, em 1995/96, colocando um ponto final na carreira de atleta em 1999, ao serviço do Vitória”, ficando depois ligado à estrutura do clube, “na qual viria a desempenhar vários cargos que consolidaram a sua imagem como a de Embaixador do Clube e um dos seus mais reconhecidos símbolos”.

“Neno soube igualmente construir uma indelével relação de afecto com toda a Comunidade Vimaranense, ao ponto de se ter transformado, também, num Embaixador de Guimarães, tal era a correspondência entre a sua personalidade e o sentir vimaranense, numa relação de proximidade que Guimarães lhe retribuiu de forma igualmente genuína e sincera”, assinala o texto, ao lembrar que após a saída dos relvados, "revelou-se o homem solidário, generoso, amigo e empenhado em melhorar a vida de todos a quem os seus talentos e o seu otimismo pudessem constituir um contributo para a comunidade vimaranense". 

"Sempre disponível para apoiar causas sociais e humanitárias, colaborou com inúmeras instituições de Guimarães a quem deu muito de si, procurando apenas e só o bem comum, e sempre com a contagiante alegria de viver que é, hoje e sempre, a primeira e mais perene imagem que a sua saudosa memória nos inspira".

Por essa razão, prosseguiu Domingos Bragança ao ler o texto, "o seu nome e os seus ideais devem permanecer em Guimarães", indicando que "a Câmara Municipal de Guimarães, em articulação com o Vitória Sport Clube", atribuirá o nome de “Neno” a um equipamento desportivo do concelho, existente ou a construir". "O desporto, a alegria, a solidariedade, o altruísmo continuarão assim presentes e ligados a esta figura incontornável do desporto nacional, uma das mais queridas do futebol português e de Guimarães, em especial", sublinhou, após ter recordado que Neno iniciou a carreira de guarda-redes no Barreirense, "afirmando os créditos que lhe valeriam a passagem pelo Benfica, clube pelo qual se sagrou Campeão Nacional em três ocasiões e vencedor de duas Taças de Portugal, ao serviço da Seleção Nacional, cumpriu 9 jogos, entre 1989 e 1996, e deixou uma marca importante nas balizas portuguesas, servindo de referência para muitos guarda-redes que lhe seguiram as pisadas".

O Vereador do PSD, André Coelho Lima, sugeriu que a dimensão multicultural que Neno interpretou e reproduziu, tornando-se "uma das maiores figuras de Guimarães", revelando a faceta que Guimarães tem no acolhimento daqueles que a escolhem para viver.

Marcações: Neno

Imprimir Email