Vereação aprovou voto de pesar pela morte do cardiologista Leite Pereira

O Executivo vimaranense aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte do cardiologista José António Leite Machado Pereira, natural de Guimarães, de 89 anos, ocorrida na passada quinta-feira.

"Fundador do Serviço de Cardiologia e antigo director clínico do Hospital de Guimarães, deixou um vasto legado na área da Saúde", afirmou o Presidente da Câmara, assinalando que "foi o primeiro cardiologista em Guimarães e tornou-se uma referência pela sua dedicação, entrega, profissionalismo e sentimento de proximidade que sempre revelou com as pessoas".

"O contributo inestimável que ofereceu para a implantação do Serviço de Cardiologia em Guimarães, depois de vários anos de persistência e de luta, contribuindo ainda para o seu desenvolvimento, foi fundamental ao ponto do Hospital de Guimarães ser considerado uma referência de excelência na área cardiológica, mais precisamente, no diagnóstico e tratamento das doenças do coração", refere o texto, acrescentando que "tal dedicação foi justamente reconhecida pelos seus pares com a atribuição do seu nome ao Serviço pelo qual lutou, passando a designar-se “Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira de Serviço de Cardiologia Dr. Leite Pereira'".

"Guimarães perde uma das duas referências na área da saúde", expressa o texto, em que o Município rende ao cardiologista Leite Pereira "justa e devida homenagem".

segunda, 14 junho 2021 16:29 em Sociedade

Marcações: Hospital da Senhora da Oliveira, Fundador do serviço de cardiologia

Imprimir