Crematório de Guimarães deverá iniciar actividade no Verão

O crematório de Guimarães deverá iniciar a sua actividade no próximo Verão. Trata-se de uma previsão da Servilusa Crematório de Guimarães Lda, empresa que venceu o concurso público promovido pela Câmara Municipal de Guimarães para concepção, construção e exploração do crematório de Guimarães no cemitério Municipal de Monchique, na freguesia da Costa.

Segundo a Servilusa, “nesta fase está a ser ultimado o cronograma de obra, prevendo-se a abertura no Verão deste ano”, de acordo com informação prestada pelo director-geral de negócio da Servilusa, Paulo Carreira.
As obras de construção do Crematório de Guimarães começaram em Julho do ano passado.

De acordo com o projecto, o edifício organiza-se em dois pisos, sendo um parcialmente enterrado, aproveitando o desnível existente para que a sua cota de cobertura pouco ultrapasse a cota da plataforma de implantação do edifício do Templo. No piso inferior, "o espaço de destaque é a sala onde se desenrolarão as cerimónias fúnebres, com todas as condições para proporcionar a qualidade espacial e enriquecer visualmente a envolvente do atril onde poderá ser efectuado o elogio fúnebre".
Situado na encosta poente da Montanha da Penha, o Cemitério de Monchique foi construído pela Câmara Municipal de Guimarães e inaugurado a 23 de Outubro de 2004, sendo autores do projecto os arquitectos Maria Manuel Pinto de Oliveira e Pedro Mendo. Em 2005 foi galardoado com o 1º Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista na categoria «Espaços Exteriores de Uso Público».

A obra do Crematório completará o programa inicial do projecto do cemitério Municipal de Monchique.


Marcações: Cemitério de Monchique, crematório, Servilusa

Imprimir Email