VÍDEO: Chuva não demoveu fiéis que aplaudiram a Senhora da Lapinha

A pandemia da covid-19 não permitiu a realização da tradicional Ronda, mas a imagem da Senhora da Lapinha fez o percurso habitual transportada numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A manifestação religiosa adaptada à crise sanitária manteve a passagem pelo Largo da Oliveira, em pleno Centro Histórico de Guimarães, onde a Senhora da Lapinha era aguardada por centenas de fiéis que viram a imagem a passar rapidamente, sem parar. Ouviram-se os aplausos numa saudação calorosa.

Durante cerca de duas horas e meia, a viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães transportou a imagem da Virgem pelas estradas e ruas habitualmente percorridas num andor carregado aos ombros pelos homens.

A chegada ao santuário na freguesia de Calvos foi presenciada por centenas de fiéis. A chuva intensa não demoveu a vontade de participar na cerimónia do «Adeus», com uma despedida emotiva.

Pelo segundo ano consecutivo, a Ronda da Lapinha foi cancelada, mas o andor fez o percurso habitual, com a imagem da Senhora a brilhar no olhar dos fiéis, mantendo a tradição neste terceiro domingo do mês de Junho.

Marcações: Bombeiros Voluntários de Guimarães , procissão , ronda, Nossa Senhora da Lapinha

Imprimir Email