Turismo nacional ajuda a combater quebra nas visitas aos monumentos vimaranenses



O primeiro semestre de 2021 voltou a registar, pelo segundo ano consecutivo, números bem abaixo para o turismo em Guimarães, concretamente para alguns dos equipamentos culturais, se tivermos em conta o número de visitantes que passaram pelos pontos de interesse do Concelho. No entanto, o último trimestre mostrou um crescimento no número de visitas. De resto, os portugueses, tal como aconteceu no ano passado, ajudaram a diminuir o "fosso" no número de visitantes.

A viver o segundo ano de pandemia, provocada pela Covid-19, o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães registaram nos últimos três meses indicadores positivos. O Paço do Duques assinalou 2.085 visitas em Abril, aumentando para 8.561 em Maio e 13.503 em Junho. O Castelo também apresenta os mesmos sinais, passando dos 2.039 registados em Abril para os 8.626 em Maio e os 12.543 em Junho. O Museu de Alberto Sampaio segue a mesma tendência, com 897 visitas em Abril, 2.257 em Maio e 2.850 em Junho.

A directora destes espaços, Isabel Fernandes, assume que os números "são bons se compararmos com alguns meses anteriores, mas são maus se compararmos com os que estavam habituados a receber". Por esta altura, ainda existem muitas dúvidas sobre o futuro e Isabel Fernandes não consegue prever o regresso aos números de pré-pandemia.


Marcações: Paço dos Duques de Bragança , Castelo de Guimarães

Imprimir Email