Guimarães entre os concelhos com maior expressão na consulta pública a crianças e jovens

Guimarães, Lisboa e Cascais foram os três municípios que tiveram maior expressão na consulta pública aos jovens e crianças, através da iniciativa da UNICEF Portugal “Tenho Voto na Matéria”.

Em comunicado, o Município informa que "esta consulta pública foi lançada junto de crianças e jovens de todo o país, para saber o que pensam sobre as comunidades onde vivem e como gostariam de ser ouvidos, a nível local", tendo os resultados sido apresentados ontem, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, com o intuito de reforçar o compromisso dos governos locais com as crianças.

A sessão contou com a presença das Vereadoras da Educação e da Ação Social, Adelina Pinto e Paula Oliveira, com o objetivo de partilharem as experiências e projetos que estão a decorrer em Guimarães enquanto “Cidade Amiga das Crianças”. "Adelina Pinto reforçou a forte aposta que tem sido desenvolvida pelo Município no reforço da educação, através de projetos que motivam uma participação ativa dos mais jovens. “Sentimos que temos de dar voz às crianças e, essencialmente, respeitar esse direito. Por isso, não podemos continuar a pensar nas crianças como o futuro da nossa sociedade, mas sim como o presente. As crianças têm direito ao presente, o direito a serem ouvidas e a serem respeitadas. É nesse sentido que temos vários projetos em curso, sobretudo na área ambiental, onde contamos com os contributos dos nossos jovens para ajudarem a transformar a sociedade hoje”, salientou Adelina Pinto", citada no referido comunicado.

A consulta nacional decorreu entre os dias 15 e 26 de setembro de 2021, através de um inquérito 'online' de sessões de discussão, de norte a sul do país e ilhas, e ao qual responderam 9.306 crianças e jovens de todos os distritos do país, com idades entre os seis e os 18 anos.

 

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, consulta pública, Tenho Voto na Matéria, UNICEF Portugal

Imprimir Email