Câmara de Guimarães não promove passagem de ano devido à pandemia

A Câmara Municipal de Guimarães não vai promover a comemoração da passagem de ano. Uma decisão sustentada na situação epidemiológica provocada pela pandemia da Covid-19 e revelada esta quinta-feira em conferência de imprensa pelo Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, durante a apresentação do programa das «comemorações dos 20 anos - Guimarães Património Cultural da Humanidade» e «Guimarães Cidade Natal».

A chegada de 2022 será celebrada com um concerto de Ano Novo, pela Orquestra de Guimarães, no dia 1 de Janeiro, pelas 17h00, no Centro Cultural de Vila Flor.

No encontro com os jornalistas, o Município revelou que os sinos das igrejas do Centro Histórico de Guimarães vão tocar a rebate, no dia 13 de Dezembro, às 13 horas e 12 minutos, para evocar de forma simbólica a passagem dos 20 anos da distinção atribuída pela UNESCO. Nesse mesmo dia, o guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira apresentará o seu novo álbum, num concerto marcado para as 21h30, no Centro Cultural de Vila Flor.

O Largo da Oliveira estará no centro das comemorações que começam no dia 10, com uma projecção intitulada «20 anos, 20 imagens» - Guimarães Passado e Presente, na torre da igreja. No dia 11, um concerto juntará a artista Sofia Escobar com a Orquestra do Norte, num programa que contempla ainda conferências, exposições e visitas guiadas teatralizadas.

O Município divulgou também as iniciativas do projecto «Guimarães Cidade Natal». Este ano há uma grande aposta na animação itinerante de rua – em colaboração com a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães e a Associação Sol no Miral (Teatro Coelima) – a Casa do Pai Natal (Largo do Toural), Paradas Natalícias, Concertos de Natal, performances musicais e teatrais.

Entre outros destaques neste programa, referência para os habituais Concertos de Natal com a participação do Quarteto de Cordas de Guimarães, Grupo Coral de Pevidém, Grupo Coral de Azurém, Jovens Cantores de Guimarães, BJAZZ Choir, Banda Musical de Caldas das Taipas e TetrAcord’Ensemble e Anabel Montesinos e um Mercado de Vinhos de Guimarães (edição de Natal).

 

Marcações: passagem de ano, pandemia

Imprimir Email