Covid-19: Teletrabalho obrigatório, regresso às aulas adiado e discotecas encerradas na primeira semana de 2022

O uso de máscara vai passar a ser obrigatório em todos os espaços fechados, a vacinação contra a covid-19 e a testagem serão reforçadas a partir do dia 1 de Dezembro.

Na sequência das medidas decididas pelo Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Primeiro-Ministro anunciou que a primeira semana de 2022 será uma "semana de contenção de contactos" para evitar o trágico janeiro de 2021.

O Governo aprovou o regresso do teletrabalho obrigatório de 2 a 9 de janeiro e adiou o regresso à escola para os alunos de todos os níveis de ensino.

Os estudantes só retomarão as aulas a 10 de janeiro. Durante este primeira semana do ano, as discotecas estarão encerradas.

As novas medidas de combate à pandemia de Covid-19 incluem a declaração da situação de calamidade a partir de 1 de dezembro, o regresso do uso obrigatório de máscaras em espaços fechados e a obrigatoriedade da apresentação de certificado digital para acesso a espaços e eventos específicos.

O certificado digital passa a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.

Nas medidas anunciadas pelo Governo, inclui-se agora também a obrigação de apresentação de um teste negativo - além do certificado de vacinação -, para visitas a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, acesso a grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos e para entrada em discotecas e bares.

O executivo anunciou também aquilo a que chama uma "semana de contenção de contactos", a realizar entre 2 e 9 de janeiro: que inclui teletrabalho obrigatório, um atraso no recomeço das aulas - que só são retomadas a 10 de janeiro - compensadas em dois dias no período de Carnaval e três no período da Páscoa.
Nos aeroportos, há agora a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo para todos os passageiros de voos que cheguem a Portugal provenientes de outros países e as autoridades portuguesas vão agravar "fortemente" as sanções aplicadas às companhias de aviação que terão de pagar 20 mil euros por passageiro em caso de infracção às regras.

quinta, 25 novembro 2021 18:22 em Sociedade

Marcações: covid-19, medidas restritivas, teletrabalho obrigatório

Imprimir