Comissão de Festas Nicolinas mostra “desagrado” com decisão do Município

A Comissão de Festas Nicolinas emitiu esta noite um comunicado onde mostra o “desagrado” com a decisão da Câmara Municipal de “não emitir as licenças necessárias para a realização do cortejo do pinheiro”.

Leia na íntegra o comunicado:

“Na sequência da reunião desta tarde com a Sub-comissão de Protecção Civil, a Comissão de Festas Nicolinas 2021 vem por este meio mostrar o seu desagrado com a decisão da Câmara Municipal de não emitir as licenças necessárias para a realização do cortejo do pinheiro. Durante os últimos tempos trabalhamos arduamente, de sol a sol, para realizar as nossas Festas para os Nicolinos. Não ficamos só com desejos. Saiu-nos do corpo. Esta semana tivemos uma reunião com as Autoridades, na Câmara, sobre as Festas. Esta reunião foi convocada depois de enviarmos um Plano de Contingência para o Pinheiro. Nessa reunião, depois de analisado o plano pela Autoridade de Saúde, ficou combinado que iriam ser enviadas algumas alterações e que iria ser emitido um parecer sobre o Pinheiro. O parecer classificaria o evento como de alto risco, mas não por causa do cortejo. A Autoridade de Saúde afirmou que o problema eram os ajuntamentos, que iam acontecer com ou sem cortejo. Mais valia um cortejo organizado sensibilizando a população. Isto foi enviado por email ontem à noite, tal como previsto. Confirmou-se que não havia impedimentos na lei. Nessa reunião também a Câmara se comprometeu a emitir as licenças depois do email da autoridade de saúde, porque não autorizar a realização do cortejo quando isso não resolvia o problema era hipócrita. Depois deste acordo disseram que isto podia mudar se as medidas nacionais entrassem antes do pinheiro. Não entraram. Combinamos que a Comissão ia trabalhar em conjunto com a Câmara e com as instituições para diminuir os contágios do Pinheiro. Quinta-feira fomos gravar vídeos de sensibilização para o Pinheiro com o departamento de comunicação da Câmara, a pedir à população para usar máscara no cortejo e cumprir as regras. Saíam no fim de semana. Hoje voltamos a ser chamados para reunir. Chegamos no fim de uma reunião da Proteção Civil para nos comunicar uma decisão. Não respeitaram o compromisso que fizeram, assim como apenas nos informaram da sua decisão. Hoje não sabemos para que fizemos um plano de contingência, tivemos uma reunião e gravamos os vídeos.

As Festas são dos Nicolinos, são da cidade e dos Vimaranenses. Aceitamos sempre a ajuda mas nunca estamos dependentes dela. A Comissão informa por isso que as Festas se vão realizar, como conseguirmos. As tradições também se adaptam aos tempos, e os Nicolinos são mestres a improvisar”, pode ler-se no comunicado que termina com um convite para a Moina que se realiza amanhã.

Marcações: Pinheiro, Comissão de Festas Nicolinas

Imprimir Email