Segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira começa esta quarta-feira



A segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira começa esta quarta-feira e prolonga-se até ao próximo dia 8.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Colegiada da Oliveira, do Conservatório de Música da Sociedade Musical de Guimarães e do Museu de Alberto Sampaio, com o apoio da Câmara Municipal, através do programa IMPACTA.

Nos oito dias do evento, há uma diversificada oferta cultural e religiosa que prevê concertos de música sacra, visitas guiadas musicais, missas solenizadas com órgão e meditações musicais a realizar na Igreja da Colegiada da Oliveira.

Depois de um ano em que a pandemia não permitiu a realização das jornadas, o Pároco Paulino Carvalho lembra "a necessidade da participação decorrer com o respeito pelas regras de segurança que impeçam o contágio da covid-19".

Datado do século XIX, o órgão da Oliveira é uma obra do mestre organeiro vimaranense Luís António de Carvalho e é o segundo maior órgão histórico do Norte de Portugal. Foi restaurado entre 2011 e 2013 em Esmoriz, na Oficina e Escola de Organaria.


Marcações: Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira

Imprimir Email