«Espaço do Cidadão» inovador abriu no Hospital de Guimarães

O 21º «Espaço do Cidadão» do concelho de Guimarães foi inaugurado esta sexta-feira, no átrio do Hospital da Senhora da Oliveira, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa.

"É um espaço inovador neste tipo de ambiente, o que é muito significativo porque revela a compreensão das necessidades das pessoas, sejam os profissionais desta grande comunidade - 2100 pessoas que trabalham no Hospital -, sejam os cidadõs que pelas mais variadas razões precisam de deslocarem-se a este serviço, enquanto aguardam pelo atendimento", sublinhou Fátima Fonseca, confiante no "retorno positivo de utilização do espaço".

"Esperemos que seja inspirador para que nasçam espaços análogos noutras unidades", continuou a governante, sustentando que "a proximidade dos serviços" é uma política que tem sido incentivada. "Um dos compromissos assumidos na estratégia para a inovação modernização do Estado e da Administração Pública aprovada no início da legislatura, uma das suas expressões era aumentar em pelo menos 25 por cento o número de Espaços do Cidadão disponíveis. Esta meta foi cumprida em Maio. Existem muitos parceiros para encetar esta colaboração, nomeadamente Autarquias, mas este serviço de proximidade é muito reconhecido pelas pessoas. Os cidadãos já se habituaram a ter um rosto humano e conhecido que os ajuda na utilização dos serviços digitais", enalteceu.

O Presidente do Conselho de Administração salientou que "foi uma ideia ousada" colocar este serviço no Hospital da Senhora da Oliveira. "Os hospitais e as bibliotecas são locais onde os cidadãos passam muito do seu tempo. Enquanto estão à espera de um familiar podem resolver outros assuntos, como agendar uma consulta ou obter um certificado Covid-19", disse Henrique Capelas, sustentou considerando que é também um contributo para a aposta "na humanização".

"A humanização não são palavras. São actos", vincou, durante a cerimónia em que a Câmara Municipal de Guimarães esteve representada pela Vice-Presidente, Adelina Pinto.

Marcações: Hospital Senhora da Oliveira, Espaço do Cidadão

Imprimir Email