Continuam negociações para instalação da «Loja do Cidadão» em Guimarães

A Autarquia vimaranense garante que não desistiu de ver instalada uma «Loja do Cidadão» em Guimarães.

À margem da inauguração do novo «Espaço do Cidadão» no Hospital da Senhora da Oliveira, questionada pelos jornalistas sobre o processo da «Loja do Cidadão» reclamada pelo Município, a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa adiantou que "hoje em dia são essencialmente investimento autárquico e são de gestão municipal". Fátima Fonseca sublinhou que essa "é outra linha de trabalho paralela e complementar à rede de espaços de cidadão''.

"No caso das Lojas do Cidadão estamos a falar da concentração de serviços na Administração Central, muitas vezes serviços da autárquicas e parceiros privados, no caso dos Espaços do Cidadão estamos a falar do atendimento digital, mediado, perfeitamente complementar às lojas do cidadão", realçou a governante, manifestando a disponibilidade para a concretização "de projectos vantajosos para ambas as partes". "Foi lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência, em Agosto deste ano, um primeiro aviso para financiamento de Lojas do Cidadão, temos previsto mais dois avisos a lançar no próximo ano, estou certa que as autarquias que reúnam as condições poderão ver os seus projectos concretizados", admitiu a governante.

Confrontada com o assunto, a Vice-Presidente do Município sustentou que "é um dossier que está a ser trabalhado por nós, achamos que Guimarães deve ter uma Loja do Cidadão". "O Sr. Presidente tem vindo a tratar desse dossier com a Ministra da Modernização Administrativa. Neste contexto de Plano de Recuperação e Resiliência e em que estão desenhadas mais possibilidades de lojas de cidadãos, acreditamos que Guimarães será contemplada até por força do investimento que temos feito", apontou Adelina Pinto, ao dar conta que pela rede de Espaços de Cidadão existente no território municipal "Guimarães tem sido precursora nesta aproximação às necessidades dos cidadãos". "A Loja do Cidadão não vai sobrepor-se, mas criar complementaridade. É um dossier que continuamos a agarrar", sustentou a responsável.

Marcações: Loja do Cidadão

Imprimir Email