Faleceu o musicólogo vimaranense José Maria Pedrosa Cardoso

Faleceu o musicólogo vimaranense José Maria Pedrosa Cardoso.
Natural de Guimarães, mas residente em Oeiras, José Maria Pedrosa Cardoso doutorou-se em Musicologia Histórica e aposentou-se como docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigador e autor de vários livros e numerosos artigos, tornou-se um conferencista convidado em Portugal e no estrangeiro, falando sobretudo da especialidade de música sacra e música histórica portuguesa.


Foi um paciente investigador da vasta documentação musicológica existente nas bibliotecas portuguesas, entre as quais a da Sociedade Martins Sarmento, onde pesquisou os acervos relacionados com o Canto da Paixão nos séculos XVI e XVII pesquisa essa que o levou a um exemplar raro existente nesta biblioteca, o precioso manuscrito conhecido por Passionário Polifónico de Guimarães, que lhe serviu de estudo para o livro que publicou sobre este acervo em 2006 e foi apresentado em 2007, no âmbito do Simpósio Música e Músicos em Guimarães que então se realizava, organizado conjuntamente pela Sociedade Musical de Guimarães e pela Universidade do Minho.

Na sequência desse trabalho, o Professor José Maria Cardoso viria também a apresentar um estudo, publicado em livro em 2013 com o apoio da Fundação Cidade de Guimarães, entidade criada no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012, sob o título «O Passionário Polifónico de Guimarães».
Apesar de residir em Oeiras, o musicólogo José Maria Pedrosa Cardoso colaborava com instituições vimaranenses, nomeadamente com a Sociedade Musical de Guimarães, de que era associado e presidente do Conselho Científico do Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM), no âmbito do qual se realizavam bienalmente os simpósios e estudos musicais publicados sob o título Pensar a Música.
Colaborava igualmente com a autarquia vimaranense, que acolheu, em 2016, o seu projecto de um Festival de Música Religiosa em Guimarães, que passou a realizar-se, anualmente, em tempos de quadra pascal.

Em comunicado, a Sociedade Martins Sarmento "lamenta a perda irreparável deste seu associado correspondente e apresenta à esposa e demais familiares, as mais sentidas condolências".


Marcações: Faleceu, José Maria Cardoso, musicólogo

Imprimir Email