Domingos Bragança desvaloriza críticas ao novo serviço da Guimabus

O presidente da Câmara de Guimarães desvalorizou hoje as críticas que a nova concessionária de transportes públicos de Guimarães. Domingos Bragança reconheceu alguns problemas, mas salientou o "novo conceito".

 "É uma autêntica revolução nos transportes públicos de Guimarães, quer do ponto de vista das linhas, da frequência, do alcance do concelho e da descarbonização. São 22 autocarros eléctricos e seis minibus. Estamos a combater as alterações climáticas e Guimarães deve ser o concelho do país com mais autocarros eléctricos em serviço público", disse aos jornalistas o Autarca, no final cerimónia de inauguração das requalificadas instalações da Escola de Casais, na vila vimaranense de Brito. 

O Edil vimaranense acrescentou que a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) atrasou-se na concessão, criando algum vazio nas linhas. "30% do nosso transporte público de passageiros é feito pela CIM do Ave, que se espera que entre em vigor em Agosto. Essa concessão vai trabalhar com a da Guimabus. É um trabalho que estamos a fazer, juntamente com as juntas de Freguesia. Depois é ainda necessário entrar ao serviço o transporte flexível, que vai servir uma parte do território menos habitada. As pessoas vão pedir e o transporte vai chegar ao local", lembrou. 

Domingos Bragança sublinhou ainda que a utilização do transporte público é uma "questão cultural que se sobrepõe à questão financeira", pois tem em consideração questões climáticas. 

Quanto à falta de informação que os utilizadores reclamam, o presidente do Município lamentou que não existam horários físicos. "Não se justifica e pensei que já estivesse resolvido. Eles têm de colocar os horários, nem que na semana seguinte os alterem até estabilizar. Nem todos tem a literacia digital para conhecer os horários", apontou Domingos Braganças, referindo que o município de Guimarães reúne "todos os dias" com a operadora Guimabus e com a concessionária da CIM do Ave. "Quem nos olha do exterior considera Guimarães excepcional, mas nós pegamos na pinta na manga da camisa para dizer que a camisa está suja", atirou. 

Recorde-se que não tem sido fácil a vida dos utentes da Guimabus nestes primeiros dias da nova concessão dos transportes públicos de Guimarães. Na central de camionagem, todos os dias aglomeram-se dezenas de pessoas obrigadas a tempos de espera consideráveis para tratar da emissão de passes ou para compra de bilhetes pré-comprados. Apesar da elevada procura, existe apenas um local de atendimento para os utentes da Guimabus.

Marcações: Domingos Bragança, transportes rodoviários e urbanos, Guimabus

Imprimir Email