Covid-19: o que muda a partir desta segunda-feira

As escolas reabrem esta segunda-feira e os alunos deixam de estar obrigados a isolamento quando houver um caso positivo na mesma turma e, nas próximas semanas, todos os professores, auxiliares e assistentes operacionais terão que fazer testes.

O teletrabalho vai continuar obrigatório até 14 de Janeiro, sendo recomendado a partir dessa data.

Continua a ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

As pessoas que tenham recebido a dose de reforço de uma vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias deixam de ser obrigados a apresentar testes negativos para o SARS-CoV-2.

Os vacinados com dose de reforço deixam também de ser obrigados a testar-se para terem acesso aos grandes eventos, eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e a recintos desportivos.

O acesso a espectáculos culturais e eventos com lugares marcados está a partir desta segunda-feira condicionado à apresentação de certificado digital, que inclui ou teste de antigénio ou PCR negativo realizados nas 48 ou 72 horas anteriores, respectivamente, ou o esquema de vacinação completo.

O acesso a restaurantes e estabelecimentos hoteleiros passa a estar também sujeito à apresentação do certificado digital.

Deixa de ser preciso telefonar para a linha SNS24 para obter uma declaração provisória de isolamento profilático.

Passa a ser possível emitir automaticamente uma declaração provisória de isolamento para os casos de pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2 sem sintomas ou com doença ligeira, quer para contactos de alto risco.

Marcações: covid-19

Imprimir Email